segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Capitão America - O mais empolgante é a cena dos Vingadores

Fala Galera

Para estrear a sessão cinema do Derrubando Muros, vamos começar falando do ultimo lançamento da Marvel Studios, Capitão América - O Primeiro Vingador.
Ja começo dizendo que este post contem SPOILERS!! Então se você ainda não viu o filme, não leia, ou leia por conta e risco.
Ao contrario do que muita gente achou e ao contrario das expectativas, eu achei o filme bom.
Claro que é o mais fraco da Marvel, alias, eu não diria o mais fraco e sim o mais ingênuo, se comparado a Thor e a Homem de Ferro, o Capita é o que tem a trama mais simples. Porem, não dava pra esperar algo muito diferente, a proposta do filme sempre foi essa, mostrar a origem e evolução do America, proposta que foi cumprida muito bem, na minha opinião.
Dito isso, vamos a analise do filme...

Pontos Negativos

O filme é muito morno, começa em um determinado ritimo e vai neste ritimo até o fim, foram poucos momentos que o filme chegou a empolgar, alias, a unica cena que eu achei realmente vibrante, é quando o Capitão America resgata o Comando Selvagem e volta ao acampamento triunfante, fora isso não houve momentos que desse para olhar e dizer "uau!!".

Falta de contextualização, principalmente em relação ao cubo cosmico, onde não é explicado a origem do cubo, simplesmente é um treco que o Caveira Vermelha pega la e usa pra fazer umas armas mega powers. Eles até chegam a citar a mitologia nordica, citam o Odim, quando o caveira pega o cubo mostram a Arvore dos Mundos, fazendo referencia ao filme do Thor onde é explicado essa questão dos mundos. Mas achei muito pouco, não da pra entender da onde veio o cubo e o que ele faz, quem nunca leu quadrinhos deve ter ficado meio perdido nisto.

Pouca exploração dos outros personagens. Serio, eu fiquei feliz ao ver o Comando Selvagem e principalmente Bucky Barnes no filme, achei que ficou bem adaptado, porem pouco explorado, não se da ênfase ao Comando, é simplesmente um monte de caras que o Capitão escolhe pra ajuda-lo, mas não se explica o motivo do Capitão America escolhe-los. Ja Bucky Barnes é apresentado desde o começo como sendo o grande amigo do América, que salva a vida dele algumas vezes, esse ganha um pouco mais de destaque, porem tem uma morte meio banal, eu ja esperava que ele iria morrer, mas achei que poderia ser uma morte mais digna, morrer fazendo algo mais importante, não sei, mas achei a morte dele meio sem sentido.

Algumas cenas mal feitas. Em alguns momentos chegou a me incomodar, principalmente as cenas de explosão, porem nada que fizesse o filme ser uma porcaria.

Pontos Positivos

Excelente Adaptação. O Caveira Vermelha, os figurinos de exercito da Segunda Guerra, O primeiro uniforme do Capitão America, tudo muito bem feito.

Filme divertido e bem feito. Apesar de ser um filme morno, com poucas cenas empolgantes, é um filme redondinho, bem feito, divertido. Da pra ver a evolução dos personagens, a motivação de cada um, um roteiro bem amarradinho. Eles deixam bem claro porque o Steve Rogers é escolhido para receber o soro, principalmente na cena da granada. A motivação do vilão, mesmo parecendo ser meio boba, é bem clara tambem. Nisto o filme não deixa a desejar.

Não houve patriotismo desnecessário. Eu vi muita gente criticar o filme antes mesmo de sair, alias, muita gente odiar o Capitão America sem nunca ter lido uma historia dele. Por achar que é um heroi que representa o poder Americano, um símbolo do americanismo e bla bla bla. Eu confesso que estava com medo deles colocarem isso no filme e transformar o Capitão America, num americanoide idiota, porem isso não aconteceu e pasmem, eu não vi uma bandeira Norte-Americana no filme, talvez por distração minha é verdade, tirando o uniforme do Capita é logico. Ponto para o filme que não colocou um patriotismo americano idiota e desnecessário.

A atuação de Chris Evans. Algo que me surpreendeu positivamente, foi muito bem no inicio do filme onde era um magricela totalemnte loser e conseguiu ir bem também ja como bombado Capitão Amercia. Apesar de eu achar que em alguns momentos ja como o grande heroi ele ainda tinha aquela cara de perdedor e de achar tambem que deve melhorar para ser o lider dos Vingadores, eu gostei da atuação do Evans, não comprometeu.

Conclusão

Dava pra ser melhor, dava pra explorar mais alguns pontos como os outros personagens, o Nazismo, o cubo cosmico e a própria Segunda Guerra Mundial. Porem o filme não compromete, não é a bomba que estavam dizendo que era e é um bom aperitivo para o que há de vir - VINGADORES!!!. Vale a pena assistir e vale a pena esperar os creditos acabarem, pois mantendo a tradição há uma cena exclusiva, que a na minha opinião é mais empolgante que o próprio filme.

Nota para Capitão America - O Primeiro Vingador: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário